segunda-feira, 16 de março de 2015

O que são as calorias?

A cada dia que passa as pessoas estão mais preocupadas com os alimentos que consomem, pois estudos comprovam que uma dieta alimentar equilibrada, juntamente a exercícios físicos regulares, é indispensável para a manutenção da saúde e prevenção de obesidade, diabetes, colesterol alto, entre outros problemas de saúde.

Os rótulos nutricionais dos alimentos trazem informações sobre os valores energéticos que eles proporcionam ao organismo. Estudos mostram que os valores de energia consumidos por uma pessoa (adulta) de 70 kg são, em média, 2500 calorias por dia. Se for ingerida uma quantidade de calorias superior à que o corpo precisa para manter suas actividades, o excesso será transformado em tecido gorduroso (adiposo), provocando o aumento de “peso”.

   MAS O QUE SÃO EXACTAMENTE AS CALORIAS???

Geralmente, esse termo é usado para se referir à quantidade de energia que cada alimento fornece ao organismo se for totalmente aproveitado. Porém, as calorias não se aplicam somente aos alimentos, mas estão associadas a qualquer fenômeno relacionado a trocas de calor. Por exemplo, na queima de 1 litro de gasolina, libera-se cerca de 7 750 000 calorias.
Assim, a caloria é uma unidade de energia para se referir ao calor que foi trocado (liberado ou absorvido), um aspecto que é estudado em Termoquímica. Podemos defini-la da seguinte forma:
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade usada costuma ser o joule (J) ou quilojoule (kJ): 1 cal = 4,184 J ou 1 kcal = 4,184 kJ.

DEIXE-MO-NOS DE MATEMÁTICAS!!!!


Os valores energéticos dos alimentos costumam ser estimados em função das suas porcentagens emcarboidratos, proteínas e gorduras. Visto que a maioria dos alimentos não é composta de apenas um tipo de nutriente, mas de vários, costuma-se fazer o seguinte: analisa-se a composição do alimento e vendo a proporção (porcentagem) em que os nutrientes aparecem, somam-se os valores energéticos de cada um para obter o conteúdo calórico do alimento inteiro.
  • Carboidratos: Independentemente da fonte, os carboidratos fornecem aproximadamente 4,0 kcal/g.Estão presentes em massas, pães, alimentos ricos em amido, como batata, arroz e milho, e ricos em açúcar, como frutas.
  • Proteínas: Fornecem aproximadamente 5,2 kcal/g, mas é necessária mais energia para o organismo metabolizar ou queimar as proteínas do que os carboidratos. Por isso, no final das contas, elas fornecem praticamente a mesma quantidade de energia: 4,0 kcal/g. São encontradas em carnes, ovos, leite e seus derivados.
  • Óleos e gorduras ou lipídios: Fornecem aproximadamente 9,0 kcal. Estão presentes em azeites, manteigas, margarina, abacate, coco, chocolate e oleaginosas, castanhas, nozes e amendoim.

Sem comentários:

Enviar um comentário